O G103 Twin II (designado originalmente o G 118 ) é um planador alemão de dois lugares de alta performance fabricado pela Grob Aircraft . A aeronave é de configuração de cauda em T e está equipada com um trem de pouso não retrátil e freios aerodinâmicos de superfície superior. De construção de fibra de vidro, é projetado para treinamento, alto desempenho e vôo acrobático simples.
O G103 Twin II (aka Twin Astir II) é o sucessor do G103 Twin Astir original com uma roda do nariz e uma engrenagem principal fixa de seis polegadas montada atrás do centro de gravidade - A roda principal está equipada com um freio hidráulico. Os ailerons modificados produzem uma resposta de rolagem substancialmente melhorada em comparação com o modelo anterior. O controle de aproximação é pela superfície superior dos freios aerodinâmicos do tipo Schempp-Hirth. A variante G103A Twin II Acro possui tampas de força reforçada e barras de controle de aço que permitem maior desempenho acrobático. A Royal Air Force adquiriu 100 Acros (conhecido como o Viking T.1) para o seu programa de treinamento do Cadet Air . O G103 também possui um kit de modificação aprovado pela FAA para controle de todas as mãos para operação com deficiência.
Um total de 549 foram produzidos, incluindo 100 Viking T1s [1] para as Forças Armadas do Reino Unido antes de ser substituido na produção pelo G103C Twin III em 1989.