O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
O treinamento de voo por instrumentos é recomendado para pilotos de avião que possuam a licença do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado, com a ressalva que só poderá voar aeronaves particulares e em função não remunerada.
O piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.
- Ser portador da licença de Piloto Privado ou Piloto Comercial
- Ser portador do Exame Médico de 1º Classe
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR).
- Navegação Aérea (IFR).
- Meteorologia (IFR).
- Segurança de Voo (IFR).
Está dividido em 27,5 horas de voo, sendo:
- 25 horas de voo por instrumentos, local e rota;
- 2,5 horas de voo de cheque ANAC.
- EMB-712 Tupi